“A desmaterialização dos processos através do ePaper acaba por significar uma oportunidade de automação de um conjunto de operações internas que pode vir a ajudar a resolver muitos problemas. Por outro lado, temos o contexto epidemiológico da covid-19, que nos veio impor o teletrabalho e o atendimento através de canais digitais alternativos…”


Arquiteta Sophie Matias | Vereadora do Urbanismo
   Município de Faro

 

Município de Faro

Faro é uma das 18 capitais de distrito de Portugal e a maior cidade da região do Algarve. É sede de um Município com 202,57 km² de área e 64.560 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O Município é limitado a norte e oeste pelo Município de São Brás de Alportel, a leste pelo Município de Olhão, a oeste pelo Município de Loulé e a sul é banhado pelo oceano Atlântico.

Através do aeroporto de Faro, a cidade afirma-se como a terceira maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa e Porto).

A Camara Municipal de Faro é responsável pela gestão de um grande número de serviços públicos, nos quais se inclui o serviço de Obras Particulares, servindo e dando resposta às necessidades de uma população com perto de 65 mil habitantes.

Realizamos uma entrevista à Arquiteta Sophie Matias, Vereadora com o Pelouro do Urbanismo no Município de Faro, relativamente à implementação da solução ePaper para a desmaterialização dos processos urbanísticos.

 

Desafio:

Qual o processo a melhorar?
A Câmara Municipal de Faro até à data tem tido um número muito expressivo de processos e obras na área do urbanismo e a utilização do papel implica a receção da informação muitas vezes não estruturada.

Quais os principais problemas que enfrentava?
Com a utilização do papel, acaba por ser uma gestão difícil dos processos, quer ao nível do arquivo documental, quer ao nível da segurança e do tempo da tramitação também.

 

Solução:

O que levou a Câmara Municipal de Faro a decidir implementar o sistema ePaper?
Através desta solução (ePaper) acaba por significar uma oportunidade de automação de um conjunto de operações internas que pode vir a ajudar a resolver muitos problemas. Por outro lado, temos o contexto epidemiológico da covid-19, que nos veio impor o teletrabalho e o atendimento através de canais digitais alternativos, não presenciais, e que veio reforçar esta necessidade de aderirmos a uma abordagem mais digital. E, com muita satisfação, vemos aqui as nossas metas a ser atingidas. Isso, para nós, foi uma pequena vitória. E acabamos por encarar este futuro com um bocadinho mais de confiança.

Como é que avalia a interação com a Mind ao longo de todo o processo, desde o início até agora?
Em todo o percurso, a interação com a Mind foi sempre muito cordial e muito prestimosa. Sempre que reportámos um problema, não ficámos sem resposta, isso é uma verdade, e eu acho que tem de ser dita. Temos a agradecer também a imensa simpatia de todos, a paciência, e sobretudo a rapidez no atendimento. Porque tivemos aqui alguns avanços e recuos, mas é mesmo assim. A nossa inexperiência era grande, mas chegámos lá!

 

Resultados:

As vantagens para o Município e para o cidadão?
O benefício para os cidadãos de Faro, e não só, será a combinação de vários fatores: uma maior segurança nos dados, que eu acho que é muito importante; uma maior eficiência dos serviços, que também acho que é o que toda a gente pretende, tanto nós como o cidadão; a redução de custos também com papel e outros consumíveis, sendo que esse fator ambiental também é um objetivo que perseguimos; a redução de tempo, impressões e poupança em espaços de arquivo… Tudo isso eu acho que é uma mais-valia. O sistema contribui também para proporcionar esta experiência mais positiva com o utilizador.

A experiência com o requerente é mais positiva, com algumas facilidades, e essas facilidades tornam esta relação mais positiva. O Executivo está convencido e certo de que está a melhorar a vida dos nossos cidadãos, para que estes processos sejam tratados com maior rapidez, precisão, fiabilidade… E tudo isso são objetivos do Executivo e meus, pessoalmente.

 

Em síntese

É nossa convicção que com o ePaper, este sistema, esta novidade, vamos melhorar com certeza os níveis de produtividade e de qualidade dos nossos serviços, e por isso seguramente recomendaria a outras autarquias a implementação desta solução nos seus serviços de gestão urbanística… Com toda a certeza, sem dúvida!

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