O mais recente Relatório de Cibersegurança em Portugal, lançado pelo Observatório de Cibersegurança e que trabalha dados de 2022, revela que mais de 80% das Câmaras Municipais em Portugal continental indicam ter "elevada necessidade de reforço" nas competências de segurança das TIC. Sendo que na Região Autónoma dos Açores esse valor foi de 68%, e na Região Autónoma da Madeira de 73%.
Os desafios da cibersegurança são um tema premente para a Mind, que foi proponente de um debate sobre segurança da informação e preservação digital na Câmara Municipal de Oeiras durante o 41º Colóquio da ATAM. Considerando que ao nível da Administração Pública Central, Regional e Câmaras Municipais, só 59% dos inquiridos dizem ter implementadas estratégias de segurança (segundo os dados avançados pelo Relatório), consideramos que há ainda um trabalho de sensibilização a fazer.
Destacamos adicionalmente alguns dados sobre as medidas de segurança mais implementadas pelas Câmaras Municipais:
· A atualização regular do software (98%), o controlo de acessos à rede do Organismo (96%), e a autenticação dos Utilizadores através de uma palavra-passe segura (78%);
Já as medidas de segurança com menor incidência nas Câmaras Municipais são:
· A autenticação baseada na combinação de pelo menos dois mecanismos de autenticação (32%), a autenticação do utilizador através de métodos biométricos (35%), e as técnicas de encriptação de dados, documentos e/ou email (48%).
A Mind desenvolve continuamente soluções digitais em que estas questões ganham centralidade. Por exemplo, a solução X-Preserv permite a preservação de documentos eletrónicos no âmbito do ecossistema digital de arquivística X-arq. E a encriptação de dados em ambiente de trabalho urbanístico com diferentes intervenientes no ePaper.
Como contributo importante para mitigar eventuais ataques a Mind já implementou nas suas soluções e tem vindo a sensibilizar para a autenticação através de Cartão de Cidadão/Chave Móvel Digital (o pedido de ativação desta método de autenticação é imediato, mesmo para cidadãos com Bilhete de Identidade).
Saiba mais sobre as nossas soluções de desmaterialização e gestão de informação.