Município de Braga

“... passar a ser possível carregar para a plataforma ePaper todos os documentos internos produzidos nos processos de urbanismo, designadamente todas as informações, despachos e ofícios. Só dessa forma será possível efectuar uma consulta digital do procedimento, completa e ordenada cronologicamente, compreendendo-o de forma clara e transparente”


Miguel Bandeira | Vereador do Urbanismo e Ordenamento do Território
Braga

 

Município de Braga

A autarquia aposta na desmaterialização e modernização dos procedimentos urbanísticos.

Desde 2013, o Município de Braga tem vindo a implementar uma estratégia de modernização dos serviços de urbanismo, com o objetivo de aumentar a transparência, eficácia e acessibilidade dos processos administrativos. Uma das iniciativas mais significativas neste percurso foi a adoção da plataforma ePaper, que permitiu a desmaterialização dos procedimentos urbanísticos.

 

DESAFIO:

O Município de Braga identificou a necessidade de modernizar e desmaterializar os procedimentos urbanísticos, com o objetivo de:

  • Tornar os serviços mais ágeis e eficientes
  • Reduzir a dependência do papel
  • Facilitar o acesso à informação por parte dos cidadãos e técnicos
  • Aumentar a transparência e rastreabilidade dos processos

Os cidadãos eram obrigados a deslocar-se fisicamente aos serviços para consultar alvarás de loteamento e outros documentos, o que tornava os processos morosos e pouco práticos.

 

SOLUÇÃO:

Para responder a estes desafios, o Município de Braga integrou a plataforma ePaper nos seus serviços de urbanismo, no âmbito de uma estratégia gradual de digitalização:

  • Em 2019, implementou a submissão digital de processos urbanísticos
  • Em 2020, passou a incluir automaticamente na plataforma ePaper todos os documentos internos dos processos (informações, despachos e ofícios)
  • Digitalização de 1.457 alvarás de loteamento, antes disponíveis apenas em formato físico
  • Promoção da notificação eletrónica, reduzindo o envio de comunicações em papel

 

RESULTADOS:

  • Acesso digital e ordenado cronologicamente a todos os documentos relevantes de cada processo
  • Redução significativa das deslocações presenciais aos serviços municipais
  • Maior eficiência na tramitação de processos
  • Melhoria da comunicação entre técnicos, cidadãos e empresas
  • Transparência acrescida, com todo o histórico dos processos acessível online
  • Contribuição para um modelo de administração mais sustentável e digital

 

Em Síntese

A adoção da plataforma ePaper permitiu ao Município de Braga dar um passo firme na transformação digital dos seus serviços urbanísticos. Ao promover a desmaterialização, a acessibilidade e a eficiência, a autarquia está mais próxima dos cidadãos e alinhada com as exigências de uma gestão pública moderna, sustentável e centrada nas pessoas.

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